Bem-vindos à bordo!

Bem-vindos à bordo!
Amigos, estou planejando há algum tempo um blog sobre viagens, porque viajar é muito cool! Estou vivendo na terra do Panda Gigante e quero compartilhar com todos as experiências que eu tiver por aqui. Ao mesmo tempo quero deixar registrado algumas viagens que já fiz por este mundão e muitas outras que gostaria de fazer. Bem, apesar de estar pertinho, não sei se irei visitar o monte Everest, porque não gosto de altura e não gosto do frio! Mas também não tinha ideia de conhecer a China e agora estou vivendo aqui! Coisas da vida! Então, bora viajar e ser feliz!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de junho de 2017

As Mulheres Chinesas


Resultado de imagem para morte mulhe chinesa com pes de lotus

Estes dias vi uma noticia sobre a morte de uma das mais antigas chinesas com a tradição dos “pés-de-lótus". Esta tradição consistia em diminuir o crescimento dos pés das meninas em até 10 cm, pois isso era sinônimo de sensualidade.  No passado, quanto menor o pé da mulher chinesa, maior era a sua sensualidade e, portanto, mais homens se interessariam por ela. A família então passava a amarrar os pês das meninas para ficarem no tamanho ideal porque só assim evitariam que ficassem solteiras por toda a vida. Essa tradição iniciou-se no século X e XI e perdurou até o inicio do século passado quando foi então banida pelo governo chinês, mas  ainda se via esta pratica ocorrer em meninas que moravam no interior da China. Hoje mulheres chinesas idosas mostram seus pés deformados como se fosse um troféu. De uma certa forma são sim, porque viver com a dor diária de pés deformados que impossibilitavam para muitas ate a locomoção, não deve ser algo muito fácil.

Resultado de imagem para morte mulhe chinesa com pes de lotus


A China tem mudado um pouco o conceito de família no que diz respeito a figura feminina.  Algum tempo, não tão distante, a politica de um filho só que iniciou-se em 1980,  faziam com que os bebês do sexo feminino fossem descartados de uma maneira rápida e fácil. Não havia qualquer controle das autoridades sobre esse infanticídio feminino. Acredita-se que em algumas cidades bem do interior isso ainda ocorra. O fato de não se ter um filho homem gerava desonra entre as famílias e a perda das suas raízes. Mas a historia conta que isso ocorria muito antes deste plano de governo ter sido aplicado aqui na China, mulheres chinesas, assim como em muitas partes do mundo ainda hoje, eram consideradas objetos e facilmente  descartáveis.
 
A mulher chinesa que sobrevivia  servia para o trabalho braçal da casa até ser dada em casamento. A mulher chinesa que casa  não faz mais parte da sua família, ela passa a pertencer a família do noivo, e com isso tem a obrigação de cuidar dos sogros. Por isso uma família chinesa que só tivesse filhas e não filhos ficariam sem ninguém para cuidar na velhice, por isso as meninas eram descartadas ate que viesse um filho homem. Apesar que nos dias de hoje existe um controle sobre o descarte de bebês meninas, evitando, por exemplo, saber o sexo durante os exames de ultrassom, a cultura da mulher cuidar dos sogros persiste.


Resultado de imagem para morte mulhe chinesa com pes de lotus

Estes são alguns fatos da cultura chinesa que nos faz muitas vezes pensar o quanto a mulher precisa ser mais valorizada na sociedade como um todo. Não quero aqui impor meus padrões e nem querer mudar um país que tem suas tradições milenares, e na qual passei a conhecer apenas há alguns anos, até porque, há pouco tempo atrás, a China era um dos países mais fechados do mundo. Acredito que com esta abertura muitos valores estão sendo revistos. Aqui as mulheres tem direito de dirigir e se vestir como quiser, até são vistas fazendo trabalho braçal de homens como no caso na reforma de apartamentos e em construção de grandes prédios, enquanto que, em alguns países, as mulheres precisam ainda  andar completamente cobertas e se forem dirigir, podem ser agredidas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário