Bem-vindos à bordo!

Bem-vindos à bordo!
Amigos, estou de volta agora com o Turistando de Mala e Cuia! Meu tempo de China acabou e deixei para trás o Na China de Mala e Cuia! para dar uma volta ao mundo com vocês. Por quase cinco anos estive vivendo na terra do fofíssimo Panda, na terra da maravilhosa Muralhas da China e da cosmopolita Shanghai. Tenho muito o que compartilhar com vocês. Obrigada por me seguirem ate aqui! Então bora viajar e ser feliz! E que bons ventos soprem para todos!

Pesquisar este blog

sábado, 8 de setembro de 2018

Museu Canova Tadolini:Restaurante, Bar ou Museu?



O Museu Canova é aquele tipo de lugar  que a gente gostaria de encontrar em todos as cidades do mundo. Se estiver com fome, ele é um restaurante, se quiser apenas um aperitivo ou tomar um cafezinho depois daquele exuberante passeio no Centro Histórico de Roma,  ele é um bar/cafeteria, se quiser muita cultura ele é um  museu. Pode-se dizer que o museu é a moldura do restaurante.
 
Em julho deste ano fui visitar os familiares na Itália  e decidi passear um dia em Roma. Apesar do calor insuportável que estava, é  impossível conhecer Roma sem caminhar, descobri  nas andanças o museu Canova Tadolini. Um lugar cheio de arte e de historia, mas cuidado, tomar um café sentado nas mesas admirando as obras expostas tem um custo bem pesado para o bolso. Mas pode a bela arte ter um preço?
 
 
 
Antonio Canova nasceu em 1757 na cidade de Veneza,  foi um desenhista, pintor, antiquário e arquiteto italiano, mas é mais lembrado como escultor, desenvolvendo uma carreira longa e produtiva. Seu estilo foi fortemente inspirado na arte da Grécia Antiga.
 

As três Graças umas das vastas obras de Canova
 
 


A Psiquê revivida pelo beijo de Eros

 
Bar

 
 
Restaurante
 
 
Em Janeiro de 1818, Antônio Canova, no ápice da sua fama na Europa, garantia a localização do seu estúdio na rua mais badalada pelos artistas da época, deixando o "estúdio" aos cuidados do seu aluno preferido Adamo Tadolini. O local: Esquina da Via del Babuino e Via dei Greci, Roma.
 
 
 
De 1818 a 1967 o Atelier da Via del Babuino ficou nas mãos de quatro gerações de escultores pertencentes a família Tadolini: de pai para filho  se é transferida a arte da escultura animada. Se conserva neste ambiente a memoria de dois séculos de escultura italiana, obras feitas em mármore, em bronze, exercícios anatômicos, ferramentas de trabalho mantida de acordo com a aleatoriedade, de acordo com o original mante-se a desordem que estava no estúdio.  
 
 
 
 
Faça um Tour Virtual pelo meio de tanta cultura acessando:
 
   
 
Roma com seus museus  é um daqueles lugares para se ir de Mala e Cuia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário