Bem-vindos à bordo!

Bem-vindos à bordo!
Amigos, estou de volta agora com o Turistando de Mala e Cuia! Meu tempo de China acabou e deixei para trás o Na China de Mala e Cuia! para dar uma volta ao mundo com vocês. Por quase cinco anos estive vivendo na terra do fofíssimo Panda, na terra da maravilhosa Muralhas da China e da cosmopolita Shanghai. Tenho muito o que compartilhar com vocês. Obrigada por me seguirem ate aqui! Então bora viajar e ser feliz! E que bons ventos soprem para todos!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Hot Pot conheça o fondue chinês

 

O Hot Pot chinês, também conhecido como fondue chinês, é composto de várias carnes cruas, legumes, macarrão, tofu, frutos do mar e bolinhos, que são mergulhados em uma panela comum de caldo de sabor quente usando palitinhos para cozinhar os itens. Basta pegá-los com os palitinhos ou com uma peneira e apreciá-los. O fondue chinês pode incluir toda a variedade de carnes, legumes ou macarrão, dependendo do gosto de cada um. Tradicionalmente, a variedade de ingredientes usados depende da região da China que o prato era servido. Por exemplo, aqueles que viviam perto do mar utilizam frutos do mar, enquanto os que viviam no interior eram mais propensos a usar carne de porco, cordeiro ou cabrito. As origens dessa iguaria foram datadas por volta de mais de 1.000 anos. O prato é normalmente servido hoje para celebrar o Ano Novo Chinês, mas é também uma refeição comum de inverno.

Segundo a tradição, esta refeição é originária da Mongólia, ganhou popularidade durante a dinastia Tang (628-907) e tornou-se a “comida imperial” no século XVII, durante a dinastia Qing,  ainda com o ingrediente original dos mongois, o borrego.


Fondu mongol e mandarim

A carne de borrego sem ossos é cortada em fatias quase tão finas como papel; é servida com um molho que inclui pasta de gergelim, molho de soja, óleo de malagueta, cebolinho, vinho de arroz, molho de camarão, vinagre e salsa chinesa. O “hot pot” tradicional não se considera completo sem tofu, panquecas de gergelim e couve chinesa. O melhor restaurante para “hot pot” em Beijing é o Donglaishun, onde o caldo inclui cogumelos e camarão seco, ao gosto mandarim.
 

Fondu de Sichuan

 
 
Ao contrário dos aristocratas mandarins, o fondu de Sichuan sempre foi uma comida de gente simples, picante e temperada. O caldo é aromatizado com malagueta, açúcar-cristal e vinho; os ingredientes para cozer incluem rins, peito de galinha, tripa de vaca e de ganso, cebolinho, rebentos de soja, cogumelos, enguia, pato e holotúria.
 

T’a pin lou de Macau

 
 
“Comer à beira do fogareiro” é como se pode traduzir esta expressão do “fondue” macaense, enquanto que o fogareiro é conhecido como “fó-vó”, tradicionalmente a carvão e acomodado num buraco no centro da mesa. À volta do fó-vó, com uma panela (originalmente de barro) onde ferve lentamente água ou um caldo simples (de ossos, depois coado), são colocadas tijelinhas individuais, com “fai-chis” (pauzinhos), colheres de cerâmica e “cestinhas” (colheres de rede) para cada conviva cozer os ingredientes que escolher; e pratinhos com bifinhos de carne de vaca, de porco, de fígado e rins de porco, filetes de peixe, camarões, lulas, alface, grelos, agrião, espinafre, tofu (localmente “tau-fu”), ovos, gengibre em palitos, coentro e molhos de soja, de malagueta e de mostarda. Os ovos podem ser batidos individualmente nas tijelinhas, para passar a carne ou outro ingrediente, antes ou depois de cozer, ou escalfados dentro do cestinho. O t’a pin lou pode ser servido com arroz branco, ou com carnes frias ou ovos salgados. No final da refeição, o caldo, já bem temperado, pode ser também consumido.



 Como fazer um Hot Pot

Make a Chinese Hot Pot Step 1.jpg


Prepare o caldo em uma panela grande ou wok para cozinhar os ingredientes do fondue chinês.
  • Um caldo simples pode ser feito colocando água para ferver com ervas, como temperos de sal e pimenta e vegetais, os ossos das carnes. Deixe ferver até que o líquido tenha reduzido e esteja misturado com o sabor dos ingredientes.


 Make a Chinese Hot Pot Step 2.jpg


 Corte em pedaços finos uma variedade de carnes e peixes para ser cozido no fondue chinês. Fatias finas garantirá que os ingredientes cozinhem rapidamente e totalmente.
  • Escolha carnes ou qualquer variedade de peixes que você gosta. Algumas opções incluem carne bovina, carne de porco e filetes de peixe em fatias finas, além de lula e camarão. Você pode fazer seu prato usando o método mais tradicional usando carnes e frutos do mar da sua região.


Make a Chinese Hot Pot Step 3.jpg

Selecione e prepare alguns legumes como acompanhamentos.
  • Você poderá cortar algumas folhas verdes, como couve chinesa, espinafre ou couve. Cogumelos de todas as variedades também são comuns na preparação do fondue chinês.

Make a Chinese Hot Pot Step 4.jpg


Faça macarrão suficiente para todos os seus convidados ao lado do fondue para comer com suas seleções como acompanhamento, ou simplesmente use o caldo para cozinhar o macarrão no final da refeição. O macarrão absorverá os sabores de todos os ingredientes que forem cozidos junto com ele.
 
 
 
Make a Chinese Hot Pot Step 5.jpg
 
Considere incorporar outros acompanhamentos para ter mais variedade, como tofu e bolinhos.
 
 
 
Make a Chinese Hot Pot Step 6.jpg

Coloque toda a variedade de condimentos sobre a mesa onde for jantar e incentive seus convidados a criar o seu próprio molho para mergulhar seus ingredientes. Condimentos típicos para preparar um molho incluem molho de soja, vinagre, molho de hoisin (molho chinês para churrasco), óleo de gergelim e molho de pimentão doce. Dê a cada convidado um prato pequeno separado para misturar seu molho.



Make a Chinese Hot Pot Step 7.jpg

Transfira seu caldo, sem quaisquer sólidos, em um wok, panela de barro ou qualquer pote que seja largo e raso para que todos sejam capazes de mergulhar facilmente os seus ingredientes nele. Coloque uma placa de aquecimento elétrico na mesa onde você comerá e coloque o caldo em cima dela para mantê-lo quente.


Make a Chinese Hot Pot Step 8.jpg

Tente organizar os assentos para que todos estejam sentados em círculo e tenham fácil acesso a tudo sobre a mesa. Comer um fondue chinês é uma experiência muito comum. As pessoas se reúnem ao redor da panela, mergulhando sua comida, esperando ela cozinhar, misturando os seus próprios molhos e desfrutando da companhia um do outro. As refeições de Hot Pot comumente cerca de duas horas, porque você cozinha e come pequenas porções ao mesmo tempo.



Make a Chinese Hot Pot Step 9.jpg

Sirva!

 

Hot-Pot

Nenhum comentário:

Postar um comentário